Renata Cruz
Árvores da América nasceu da vontade de compartilhar conhecimento dos seres inspiradores da América materializado em um livro de artista em constante construção. É uma coleção para ser ampliada, transformada e atualizada por todos que sejam tocados por esse material. Cada página deste livro apresenta a imagem que representa um ser, sua obra, seu contexto, uma frase ou aprendizado dele e um pequeno texto sobre sua vida e origem. Como nossa reverência aos seus ensinamentos, elaboramos essas páginas com colagens, fotomontagens e pinturas feitas com pigmentos da terra.
O projeto surgiu no início de 2020, junto com a pandemia, a princípio apenas como um estúdio virtual compartilhado entre nós (atualmente morando em cidades diferentes - São Paulo e Nova York), e depois como proposta de encontros para grupos em instituições culturais e educacionais no Brasil e nos Estados Unidos. Até agora contou com participantes de países como Colômbia, República Dominicana, Grécia, Índia, Japão, México, Ecuador, Canadá, de diferentes regiões do Brasil e Estados Unidos.
Inicialmente virtual, foi criado como um ativador de encontros e tornou-se ao longo do tempo um documento desse aprendizado coletivo em constante crescimento e multiplicação: O desejo de ser floresta.
Bel Falleiros e Renata Cruz, Maio de 2022






















